O que é um Planejamento Previdenciário?
- Reis de Souza Advogados
- 20 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de jul. de 2023

Por Graziella Reis (sócia e advogada especialista na área previdenciária)
Todos sabemos, que o sistema previdenciário brasileiro é burocrático e complexo, razão pela qual, é prudente e necessário planejar o momento da aposentadoria, e é nisso que consiste o PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO.
Com o advento da reforma da previdência o planejamento previdenciário se fez ainda mais necessário, visto que surgiram ainda mais dúvidas por parte dos segurados.
Planejar sua aposentadoria, lhe garantirá que tudo esteja sob controle, sem surpresas desagradáveis, como indeferimento do benefício por motivo irrelevante, ou recebimento de valor a título de aposentadoria muito abaixo do esperado, por exemplo.
É importante que o trabalhador que vai pleitear sua aposentadoria no órgão responsável pelo benefício, saiba quais são os seus direitos e o que esperar de sua aposentadoria.
Tal procedimento é realizado por um advogado previdenciarista, que fará uma pesquisa técnica e minuciosa de sua vida laboral através de conversas, análises documentais, cálculos e simulações, a fim de localizar o melhor cenário possível de aposentadoria, olhando sempre para a realidade de vida, e o desejo de cada cliente, pois, juntos irão decidir o melhor tipo de aposentadoria para o caso.
Cada cliente tem um objetivo, alguns querem garantir que receberão o maior benefício possível, e outros preferem antecipar sua aposentadoria mesmo que para isso percam um pouco no quesito monetário. Importante ressaltar, que cada caso é diferente, e deve ser tratado de forma individual e personalizada.
O planejamento previdenciário possibilita o segurado, de saber qual o melhor momento de requerer a aposentadoria, a melhor regra de transição ou tipo de aposentadoria, o valor que receberá, qual a documentação necessária no ato do requerimento, se os documentos que possui para provar desempenho de atividade nociva estão preenchidos de maneira correta, entre outros inúmeros pontos.
Podemos dizer, que se trata de um “raio-x” da sua vida laboral, e uma das faculdades deste serviço, é prever e antecipar a resolução de situações que poderiam se tornar empecilhos no futuro, ao requerer seu pedido de aposentadoria.
É muito comum por exemplo, que pessoas que tenham trabalhado expostas a agentes nocivos, não saibam que conseguem aumentar o seu tempo de contribuição, antecipando assim, anos de sua aposentadoria, ou majorando o valor de seu salário de beneficio, por poder se enquadrar em uma regra mais benéfica, e até mesmo melhorando o fator previdenciário.
Ademais, vale ressaltar, que alguns tipos de atividades exercidas, também contam como tempo de contribuição, como por exemplo a atividade rural, e tempo de exército.
Portanto, conclui-se enfatizando que o planejamento previdenciário permite que o trabalhador se prepare para o futuro, a fim de receber o melhor benefício possível, ou até mesmo, antecipar o momento de se aposentar em alguns anos.
Ressalta-se que tal serviço deve ser prestado por um advogado especialista na área, portanto, procure um advogado especialista em direito previdenciário da sua confiança e faça imediatamente o seu planejamento previdenciário.
Se você acha que este conteúdo pode ajudar outras pessoas que têm dúvidas sobre o tema, compartilhe o artigo nas redes sociais.
Dra., parabéns pela simplicidade no texto, que faz qualquer pessoa entender sobre o planejamento previdenciário!!
Maravilha, doutora! Muito bom. Super indico aos leitores que ivistam no planejamento previdenciário para tranquilidade futura. E claro, com a colega que é super competente. Sucesso!